quarta-feira, 16 de maio de 2007

SOBRE O FILME O SEGREDO

O filme O Segredo, que já vendeu mais de um milhão de cópias de DVDs e mais do mesmo número em livros, se apresenta como um prato cheio ao analista crítico do discurso (que busca o que vai por trás dos textos, suas persuasões, induções, apelos, opressões etc).
Em meu ponto de vista, o filme apresenta simploriamente um positivismo filosófico-religioso pautado na factualidade e asserção (não há espaço para hipóteses, possibilidades, como se a realidade da vida fosse absolutamente como retratada no filme - possibilidades e hipóteses passariam idéias de incerteza, as quais interfeririam na decisão de o leitor ou espectador tomar o proposto como verdade) que procura convencer os espectadores de que a solução para tudo está na forma como vemos as coisas. Se as virmos positivamente, isto é, a partir de uma mentalização imagética que projete o que queremos (seja carro, casa etc.) ou do que queremos modificar em termos de comportamento (alimentar, relacional) alcançaremos sem dúvida alguma - é a lei da atração. O Segredo é uma suposta lei de atração presente no universo que envolve a todos. Quem pensa em coisas boas, as atrairá, quem em coisas ruins, será alcançado por elas.
A revista Newsweek diz o seguinte sobre O Segredo (a minha tradução vem logo abaixo em azul) (http://www.msnbc.msn.com/id/17314883/site/newsweek/):

On an ethical level, "The Secret" appears deplorable. It concerns itself almost entirely with a narrow range of middle-class concerns—houses, cars and vacations, followed by health and relationships, with the rest of humanity a very distant sixth. Even some of the major figures in the film confess to uneasiness with its relentless materialism. "I love 'The Secret' but I also think it's missing a couple things," says "metaphysician" Joe Vitale.

Em o nível ético, “O Segredo” é deplorável. Lida quase que integralmente com as preocupações da classe média – casas, carros e férias, seguidas por saúde e relacionamentos, deixando à distância aspectos de humanidade. Até mesmo algumas das principais figuras do filme admitem desconforto com o acentuado materialismo do filme. “Eu adoro ‘O Segredo’ mas eu acho que lhe falta uma série de coisas’, diz o metafísico JoeVitale.

A característica factual e assertiva do filme também pode ser verificada no próprio sítio de “O Segredo” (http://thesecret.tv/home.html):

This is The Secret to everything ... the secret to unlimited joy, health, money, relationships, love, youth: everything you have ever wanted.

Este é O Segredo de todas as coisas … o segredo para a alegria ilimitada, saúde, dinheiro, relacionamentos, amor, juventude: tudo o que você quiser.

In this astonishing program are ALL the resources you will ever need to understand and live The Secret. For the first time in history, the world's leading scientists, authors, and philosophers will reveal The Secret that utterly transformed the lives of every person who ever knew it ... Plato, Newton, Carnegie, Beethoven, Shakespeare, Einstein.

Neste tremendo programa estão TODOS os recursos que você sempre precisará para entender e viver O Segredo. Pela primeira vez na história, os melhores cientistas, autores e filósofos do mundo revelarão O Segredo que transformou as vidas de todas as pessoas que o conheceram... Platão, Newton, Carnegie, Beethoven, Shakespeare, Einstein.

Now YOU will know The Secret.

Agora VOCÊ conhecerá O Segredo.

And it will change your life forever.

Ele mudará a sua vida para sempre


Note as expressões da tradução do texto do sítio (em azul):

este é O Segredo (presente do indicativo, fato real).
estão TODOS os recursos (presente do indicativo, fato real).
Pela primeira vez na história (frase de efeito para impressionar, como se tantos outros já não disseram coisas tão iguais. Paul Young Cho, pastor evangélico da Coréia do Sul, há mais de 20 anos atrás, já falava em criar imagem do que se desejasse para que pela “fé em Jesus” o imaginado viesse a se materializar).
Os melhores cientistas, autores e filósofos do mundo (tentativa de validar o discurso do filme, apresentando supostas autoridades que receberam a classificação de os melhores não se sabe por quais critérios).
Platão, Newton ... (uso de personagens da história para validar o proposto como se elas tivessem alcançado o que alcançaram seguindo os passos de O Segredo – isto é estratégia de persuasão pelo impacto do testemunho; são histórias que normalmente se apresentam descontextualizadas).

José Martins

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